top of page

Livro: Garotas de Vidro (Laurie Halse Anderson)

  • Foto do escritor: Luana Fonseca
    Luana Fonseca
  • 5 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Lia é uma garota de 18 anos, que está no último ano do colegial e, como todas as garotas de sua idade, tem suas desavenças com seus pais. Ela seria apenas mais uma garota, se não fosse por um problema que atrapalha sua vida há alguns anos.


O livro começa contando sobre o assassinato de uma menina, Cassie.


Cassie era a melhor amiga de Lia, desde que era pequena. Porém, ambas enfrentavam um problema, o que as separou nos últimos seis meses antes de Cassie morrer. O mais doloroso para Lia é que, antes de morrer, Cassie ligou para ela 33 vezes. E Lia não atendeu nenhuma das chamadas.

Com o desenrolar do começo da história, você percebe que a morte de Cassie não é seu único problema. Fica um pouco confuso no começo, mas para cada alimento que Lia consome, ela coloca valores na frente, ou seja, conta suas calorias.


Lia tem distúrbios alimentares há alguns anos. Isso já fez com que ela fosse internada por duas vezes em uma clínica especializada. Mas suas internações não tiveram o efeito necessário e ela prossegue calculando suas alimentações, ou não comendo, sempre buscando uma nova meta de peso mais baixo.


Ela precisa lidar com a balança, seus pais separados, sua meia irmã (que é criança e a considera como um exemplo) e a morte de Cassie. Muita coisa para uma menina de 18 anos!


O livro é muito intenso. Não dá para sentir na própria pele o que é ter distúrbio alimentar, por que apenas quem sofre com isso realmente sente, mas já dá para ter uma ideia de como é a mente de alguém que sofre com isso.


Assumo que fiquei um pouco agoniada, pois sou uma pessoa bastante ansiosa, e a todo momento queria entrar na história e tentar ajudar Lia de qualquer forma possível, por que é muito desesperador perceber a forma como ela se sente e ver o quão perdida está em seus pensamentos.


Mas isso não faz com que eu não tenha gostado do livro. Muito pelo contrário, achei muito bom!


Sem contar que, do meu ponto de vista, é um assunto que ainda é um tabu em nossa sociedade e que precisa ser mais abordado, pois diversas garotas sofrem com isso e, por muitas vezes, nem elas mesmo percebem.


O livro foi escrito por Laurie Halse Anderson e foi publicado em março de 2009. No Brasil foi lançado em 2012 pela editora Novo Conceito.

São 272 páginas, com folhas grandes e letras em tamanho médio. Eu tenho um bom hábito de leitura e li esse livro em, mais ou menos, uma semana. Porém a história te prende muito, o que faz com que a leitura seja mais rápida!


Espero que tenham gostado da resenha. Se você já leu o livro, comenta aqui suas impressões. Se você ainda não leu e decidir seguir a dica, depois me conta o que achou lá no meu Instagram.


Se você sofre com o mesmo problema de Lia, ou conhece alguém como ela, peça e ofereça ajuda. Não é fácil passar por nada sozinho e existem diversas pessoas e especialistas preparados para te ajudar!

Comentarios


© 2020 por Apartamento Onze. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page